Shih Tzu. Tudo sobre a raça em nosso guia completo

Com seu pequeno rostinho adorável é fácil saber por que o Shih Tzu é uma raça tão popular entre os cães pequenos.

Este cachorrinho é, no entanto, mais do que apenas um rosto bonito. É um animal de estimação simpático que é ótimo para famílias ou para quem procura um animal de estimação afetuoso. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre essa raça caso esteja considerando adotar um em sua família.

História do Shih Tzu

Originalmente criado para ser um cachorrinho dos imperadores chineses, esta raça é tão popular hoje como era há séculos. O pequeno tamanho desse cachorro torna-se perfeito para aconchegar e acariciar, tornando-se um ótimo companheiro ou animal de estimação da família.

É popularmente aceito que o Shih Tzu se originou na China com uma ascendência de raças tibetanas.

Antes era conhecido como o cão Lhasa Lion. O primeiro Shih Tzus foi mostrado na Inglaterra em 1933 e eles foram exibidos ao lado de Lhasa Apsos. A comparação do tipo de cabeça e outros recursos logo os estabeleceu como raças separadas.

Características do Shih Tzu

O Shih Tzu é conhecido por seu tamanho pequeno e pelos longos. Eles têm focinhos curtos, grandes, geralmente olhos escuros e orelhas pequenas cobertas de pelo.

Shih Tzus podem ser encontrados em uma variedade de cores, todas as quais são aceitáveis para fins de exibição. A altura média é de cerca de 27 cm e o peso médio é de 4 a 9 kg.

Comportamento do Shih Tzu

O Shih Tzu é uma raça de cães pequenos que é basicamente um animal de estimação para ficar dentro de casa.

Não requer uma grande quantidade de espaço e não precisa de um quintal. Isso faz com que seja ótimo para viver em apartamento. Tal como acontece com a maioria das raças de cães, o Shih Tzu pode ser muito vocal, mas o treinamento pode reduzir os latidos.

O Shih Tzu é um pouco teimoso, então o treinamento exige paciência e consistência. Eles podem ser difíceis de treinar. Esses cães são altamente inteligentes e podem responder bem ao treinamento se você for consistente.

Eles também raramente são agressivos (a menos que sejam ameaçados) e têm muita energia sem serem muito hiperativos.

Suas personalidades descontraídas tornam a raça flexível o suficiente para se encaixar em quase qualquer ambiente. Além disso, apesar de sua aparência peluda e suave, eles não soltam pelos, tornando-os uma raça hipoalergênica!

Se você está procurando a raça ideal para um parente idoso, por exemplo, Shih Tzu é uma ótima escolha. Certifique-se de dar-lhes muita atenção e levá-los a um treinador qualificado se as questões de comportamento, como os latidos, começam a se tornar problemáticas.

Os Shih Tzus são cães amigáveis e tendem a se dar bem com a maioria das pessoas.

Shih Tzus é brincalhão e ativo, e eles precisam ser caminhados diariamente. Eles gostam de brincar com brinquedos para cães e gostam de sair sem coleira de vez em quando.

Problemas que você pode ter com Shih Tzu

Nenhuma raça é perfeita, e Shih Tzus não são exceções. Eles podem ser necessitados de sua atenção e agirem de modo estranho se forem ignorados ou deixados sozinhos por muito tempo. Eles também podem ser propensos a latidos excessivos, especialmente quando estão felizes ou quando estão dando “oi” para você na porta de casa.

Embora eles não percam pelos, precisam de atenção regular para o pelo, que é bastante espesso. Essa pelagem pode ser tentadora para pulgas e carrapatos, então você precisará estabelecer uma boa rotina preventiva também.

Cuidados e Alimentação do Shih Tzu

A dieta dos Shih Tzu deve incluir altos níveis de gordura animal e baixos níveis de proteína. As opções de alimentos além da ração incluem aves, soja e arroz. Deve-se ter cuidado para não dar comida demais a esses cães. Também é recomendável escovar os seus dentes todos os dias.

O pelo do Shih Tzu exige muita escovação. Seus pelos geralmente são amarrados em um topknot (uma espécie de rabo de cavalo) se deixados longos.

O pelo pode ser cortado mais curto para um cuidado mais fácil, mas isso não deve ser feito com os cães de exposição. Os dentes exigem cuidados e observações especiais.

Onde criar o Shih Tzu

O Shih Tzu é um cão indoor, ou seja, adapta-se muito bem em apartamentos. Logo, não requer uma grande quantidade de espaço ou um quintal. Eles são sensíveis a altas temperaturas, então devem ser mantidos com o ar condicionado durante o verão ou em épocas mais quentes.

Problemas comuns de saúde do Shih Tzu

Os possíveis problemas de saúde incluem problemas no ouvido, nos olhos e nas vias respiratórias, bem como no disco espinhal. Esta raça também tem uma tendência para problemas dentários, por isso seus dentes devem ser verificados regularmente por um veterinário.

Criação / Reprodução do Shih Tzu

Os olhos, a orelha e os problemas respiratórios são coisas a considerar ao procurar um companheiro para criar uma ninhada de Shih Tzu.

As ninhadas geralmente consistem em três a cinco filhotes, e a criação de cães geralmente não é complicada, a menos que a mãe seja muito pequena.

Preço do Shih Tzu

Devido à popularidade de Shih Tzu, os criadores podem ser encontrados em vários locais do Brasil. Os preços podem variar de acordo com a coloração, idade, vacinação, canil, dentre outros. Tenha responsabilidade ao adotar um cão. Há diversos cuidados que serão necessários para toda a vida do animal.

Photo of author

Escrito por:

gastao

Deixe um comentário