Rottweiler! Veja guia completo!

O Rottweiler é uma das raças mais características, com sua cabeça grande, corpo musculoso e bonitas marcas em preto e bronze. Ele é inteligente, forte e leal.

Infelizmente, há muitas notícias de cães dessa raça nas mãos de donos inexperientes, o que acaba criando uma imagem negativa injusta.

Características do Rottweiler

O Rottweiler é um cão grande, com muita força muscular. Criado por gerações para usar seus instintos protetores e julgamento independente quando sua família ou território está ameaçado, este é um cão difícil. Não é surpresa que estes cães sejam utilizados no trabalho policial!

Mesmo assim, é perfeitamente possível encontrar um Rottweiler gentil e familiar. Rotties, como são apelidados carinhosamente, podem ser silenciosos, tranquilos e até dóceis.

Mas todos os Rottweilers precisam de treinamento estruturado e consistente desde jovens, bem como socialização focada em crianças, estranhos e outros animais de estimação. Seja justo e firme, mas respeite o Rottweiler e ele o pagará com amor e respeito.

Mesmo o Rottweiler mais gentil e com melhor comportamento pode colocar crianças, idosos, adultos menores e qualquer pessoa que esteja em risco. Esse é um vestígio da herança genética desse cão como ajudante na criação de gado (pastoreio).

O Rottweiler precisa de pelo menos de dois passeios diários de 10 a 20 minutos, além de estimulação mental na forma de treinamento e brinquedos para manter seu corpo e mente em forma.

Não é surpresa que, ao longo dos anos, o Rottweiler tenha se destacado como cão policial. Na verdade, o Rottweiler pode fazer quase qualquer coisa, pois é um dos 10 cães mais inteligentes do mundo.


Na casa certa, com socialização e treinamento precoce, o Rottweiler pode ser um companheiro maravilhoso, um guardião e um cachorro de família.

História dos Rottweilers

O Rottweiler é o tipo de cão usados pelos romanos para pastoreio de rebanhos que alimentavam o exército enquanto rumavam pela Europa.

Ao longo do caminho, os cães romanos acabaram sendo criados juntamente com cachorros locais, na cidade de Rottweil. O resultado foi de cães fortes usados por para levar o gado aos mercados.

Rottweiler: temperamento e personalidade

Rottweilers podem ter temperamentos variados. Alguns são cães são afetuosos e outros não.
O Rottweiler, mesmo distante, irá acompanhá-lo para garantir sua segurança. Ele não se importa em ser ele mesmo, o que, em certas circunstâncias, pode fazer dele uma boa escolha para as pessoas que trabalham durante o dia. Quando está com sua família, ele está pode ser amoroso.
Pode surpreendê-lo saber que o Rottie não é um cachorro de proteção. Ele é um cão inteligente, cuja primeira reação é analisar uma situação antes de agir.
É importante aprender a conhecer o comportamento de Rottweiler. Por exemplo, ele geralmente não late. Se um Rottweiler está latindo, deve prestar atenção e ir ver o que atraiu seu interesse.
Além disso, não parta do pressuposto que apenas porque seu Rottweiler ama ou tolera seus filhos, que também gostará de outras crianças.
A brincadeira entre crianças e esses cães sempre deve ser supervisionada. Se o Rottweiler pensa que sua família está sendo atacados, mesmo que não estejam, ele entrará em ação para protegê-la.
Rottweilers são territoriais e não permitirão estranhos à sua propriedade ou em sua casa, a menos que seu dono saiba a pessoa.
Comece a treinar seu Rottweiler no dia em que você o levar para casa. Ele é capaz de reter tudo o que você puder ensinar. No caso do Rottweiler, os anos de “adolescência” podem começar aos 6 meses e continuar até o cão ter aproximadamente 3 anos.

O que você precisa saber sobre a saúde do Rottweiler

Todos os cães têm potencial para desenvolver problemas de saúde. Assim, o Rottweiler é propenso a uma série de questões.
Rottweilers são uma das raças mais afetadas pela displasia do quadril, uma deformidade genética na qual a cabeça do fêmur não se encaixa adequadamente no encaixe do quadril. Esta condição pode variar de leve a grave.
Rottweilers pode desenvolver atrofia progressiva da retina, cataratas, deformidades das pálpebras e outros problemas de visão.
Também podem apresentar problemas cardíacos, incluindo cardiomiopatia e estenose subaórtica, um estreitamento da aorta que transporta sangue para longe do coração.
Rottweilers são propensos a outras condições, incluindo a doença de von Willebrand (uma doença hereditária que afeta a capacidade de coagulação do sangue), hipotireoidismo, doença de Addison (uma doença da glândula adrenal), gastroenterite, foliculite e câncer.
Rottweilers são sensíveis a altas temperaturas. Nunca deixe um ao ar livre em um dia quente sem acesso à sombra e a um suprimento de água.
A raça também é mais propensa a ter torção gástrica, uma condição em que o estômago distende por gases e pode torcer em si mesmo, o que corta o fluxo sanguíneo.
O Rottweiler ideal pesa 75 a 110 kg, mas algumas pessoas os criam para pesar muito mais. Contudo, o excesso de peso pressiona mais as articulações e pode contribuir para o desenvolvimento da displasia e da artrite.

Cuidados com o Rottweiler

O Rottweiler tem pelagem dupla, que é média, reta, grossa e densa. O pelo é mais curto na cabeça, orelhas e pernas, bem como mais longo no pescoço.

Essa raça perde pelos moderadamente, mas requer poucos cuidados em relação a isso. Escove-o semanalmente com uma luva de borracha ou com uma escova de cerdas macias para manter o pelo e a pele saudáveis.

Limpe as orelhas conforme necessário com uma solução recomendada pelo seu veterinário. Não use cotonetes dentro da orelha do cachorro. Eles podem ficar entalados lá dentro.

Logo, limpe a orelha com uma bola de algodão e nunca passe mais fundo do que a primeira articulação do dedo. Corte as unhas regularmente, geralmente a cada duas semanas.

Photo of author

Escrito por:

gastao

Deixe um comentário