Border Collie: Saiba tudo sobre essa raça!

Popular para sua boa aparência e tamanho médio, o Border Collie pode ser o companheiro de toda a vida, mas apenas se ele for adotado por proprietário inteligente que possa mantê-lo ocupado com esportes para cães – agilidade, flyball, obediência etc.

Category: .
Share:

Descrição

Summary

Border Collie pode ser o companheiro de toda a vida, mas apenas se ele for adotado por proprietário inteligente que possa mantê-lo ocupado com esportes para cães – agilidade, flyball, obediência etc.

Pros

  • agilidade,
  • flyball,
  • obediência etc.

Cons

  • companheiro de toda a vida
  • etc.

Provavelmente considerado o melhor cão de pastoreio do mundo – e o mais inteligente também -, o Border Collie é incrível.

Popular para sua boa aparência e tamanho médio, o Border Collie pode ser o companheiro de toda a vida, mas apenas se ele for adotado por proprietário inteligente que possa mantê-lo ocupado com esportes para cães – agilidade, flyball, obediência etc.

Se você quer o talentoso Border Collie na sua família, esteja ciente de que é preciso muito tempo e esforço para mantê-lo ocupado.

Se você está pronto para fornecer uma liderança amorosa ao seu cão, treine-o de forma consistente e justa, e dê-lhe muito exercício e uma saída para sua inteligência alta, então sim, o Border Collie pode ser ideal!

História do Border Collie

O Border Collie originou-se em país fronteiriço entre a Escócia e a Inglaterra. Os agricultores criaram suas próprias variedades individuais de cães de pastoreio destinados especificamente para a área montanhosa.

No castelo real de Balmoral, a rainha Victoria se apaixonou por um Collie, e esse é o ponto em que as diferenças entre o Collie e o Border Collie começaram.

O nome Border Collie só foi usado até a Primeira Guerra Mundial, quando precisavam diferenciar cães de trabalho com os de exposições.

Os Border Collies ainda são os melhores cães de pastoreio no mundo.

A raça foi reconhecida pelo Kennel Club em 1995, ocupando o 47° lugar entre as registradas.

Características do Border Collie

 

Não subestime essa inteligência, tampouco. Esta é uma das raças de cães mais inteligentes. Esperar que um Border Collie passe seus dias no quintal e suas noites vendo seus programas de TV favoritos é uma maneira de criar um cão entediado e destrutivo ao invés de companheiro leal, bem-comportado você pensou estar trazendo para casa!

Como a maioria das raças de pastoreio, o Border Collie pode ser cauteloso com estranhos. A socialização precoce e frequente é essencial para evitar que ele se torne tímido ou agressivo na presença de pessoas que ele não conhece.

Ele também é altamente sensível ao som e pode desenvolver fobias de ruído, especialmente por trovoadas ou fogos de artifício, se ele não estiver acostumado a ruídos altos ou inesperados.

De qualquer forma, ele é um excelente cão de guarda e sempre o alertará para qualquer coisa ou pessoa fora do comum.

Embora ele adore o ar livre, não é um cão de quintal. Ele é criado para viver com pessoas. Se o seu Border Collie é um animal de estimação familiar, ele precisa viver dentro de casa. Caso contrário, ele será solitário, entediado e destrutivo.

O Border Collie preto e branco é mais familiar, mas a raça vem em todas as cores e combinações. Eles podem ser sólidos, bicolor, tricolor, merle e sable. Eles frequentemente têm manchas brancas ou claras aleatórias no corpo e na cabeça.

Evite Border Collies que apenas brancos. O gene para surdez está ligado à coloração branca.

Border Collie: Temperamento e Personalidade

Um Border Collie pode se destacar em qualquer atividade de desempenho: pastoreio, agilidade, obediência, flyball, estilo livre e frisbee. O Border também pode fazer trabalhos de busca e resgate. Seu impulso, facilidade de treinamento e desejo de agradar seus donos geralmente o colocam no topo da lista quando o assunto são cães e esportes!

Qualquer cão, por mais agradável que seja, pode desenvolver níveis desagradáveis de latidos, buracos e outros comportamentos indesejáveis se ele estiver entediado, não for treinado ou estiver sem supervisão.

No caso do Border Collie, multiplique o potencial destrutivo por 10. A puberdade, aliás, pode começar aos quatro meses e continuar até que o cachorro tenha aproximadamente 16 meses.

 

O que você precisa saber sobre a saúde do Border Collie

O Border Collie pode desenvolver certos problemas de saúde, como a displasia da anca, uma malformação genética do encaixe do quadril.

Também são afetados por problema nos olhos, os quais estão presentes no nascimento, e podem ser detectados em filhotes de 5 a 8 semanas de idade.

A epilepsia também ocorre nessa raça. Geralmente, aparece no início da vida.

Cuidados com o Border Collie

O Border Collie tem um pelo duplo que vem em dois tipos. Um é curto e suave, às vezes com um pouco de plumas nas patas da frente. O outro, conhecido como pelo áspero, é de médio a longo, podendo ser liso ou ondulado.

De qualquer forma, você precisa escovar um Border Collie uma ou duas vezes por semana para remover o pelo morto.

Escolhendo um criador de Border Collie

Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cão certo. Um bom criador irá apresentar a você o cachorro certo e, sem dúvida, fez todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde, tanto quanto possível.

Escolha um criador que não só está disposto, mas insiste em ser um recurso para ajudá-lo a treinar e a cuidar do seu novo cão.

Nunca verifique apenas o preço do cão. Essa raça pode ser cara no Brasil. Mas optando por um criador responsável você saberá que estará adquirindo um cão saudável e que realmente foi bem cuidado pelo criador.

Quanto custa um Border Collie?

O custo de um cachorro da raça Border Collie varia de acordo com seu local de origem, seja ele macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para pastoreio ou exibição.

Os filhotes devem ser testados por temperamento, desparasitados e socializados para terem um início de vista saudável e com mais confiança e longevidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Donec venenatis vel nisl eu vehicula. Suspendisse lacus nunc, imperdiet ac finibus vel, viverra non ipsum. Nulla et velit porta, viverra lacus non, varius magna. Nunc consectetur tincidunt ipsum. Nullam id nulla quis dui suscipit feugiat a eu nibh. Aenean feugiat felis at diam lobortis finibus. Praesent vel diam cursus, consectetur diam vitae, dapibus justo. Fusce semper non ex ut ultricies. Quisque auctor nulla diam, cursus malesuada nulla volutpat nec. Duis fringilla neque vitae ante interdum, eu suscipit orci rutrum. Nullam eget luctus nulla, eu mattis magna.
Curabitur auctor justo velit, aliquam iaculis ipsum laoreet et. Vestibulum fringilla varius ligula. Aliquam erat volutpat. Mauris condimentum, nisl vel euismod interdum, diam ipsum aliquet mauris, nec rutrum leo neque vel lectus. Cras at imperdiet neque. Vivamus laoreet tempus augue quis elementum. Sed ut tincidunt lorem, quis congue purus.